Notícias

Assessorada pela Premix, Fazenda Turmalina, de Mãe do Rio (PA), obteve taxa de prenhez de 97,9% e média de 280 kg na desmama

 
 
Fazenda Turmalina, de Mãe do Rio (PA)
Além de oferecer os melhores produtos e serviços de qualidade, a Premix assessorou a Fazenda Turmalina, em Mãe do Rio (PA), em sua estratégia de suplementação bovina.
Com um rebanho de 2.979 matrizes na estação de monta 2017/2018, foram obtidas taxa de prenhez de 92,8%, taxa de nascimento de 90,7% e uma taxa de desmama de 85,4%. Com ajuste na estratégia de suplementação, a fazenda obteve uma taxa de prenhez de 97,9 %, ou seja, um aumento de 5,1% pontos percentuais em 2018/2019.
Os bezerros machos atingiram o peso de desmama de 275 kg aos 8 meses, e as fêmeas 285 kg aos 8,5 meses, com consumo diário de aproximadamente 500 gramas de suplementação para ambos. O peso médio da desmama foi 56,1% do peso médio das matrizes da propriedade. Já com a desmama de 2.545 animais, o resultado foi 238,5 kg de bezerro desmamado por vaca exposta durante a estação.
Parceira da Premix há mais de 20 anos, a propriedade, que pertence a João Carlos Aires Maranhão, é atendida pelo representante Comercial Luiz Vagner Ávila Oliveira e pela consultora Técnica Nayara Quixabeira, que cuida da parte nutricional. A profissional foi procurada para auxiliar a fazenda a aumentar os índices zootécnicos do projeto de cria, bem como a mensuração dos indicadores de eficiência produtiva, sendo acompanhada pelo coordenador de Cria da Premix, Marcos Biehl.
Para chegar a esse resultado, os bezerros provenientes da estação 2017/2018, foram suplementados com PSAI Creep-Feeding aditivado com Fator P, a partir dos 40 dias de idade. As matrizes multíparas e as nulíparas foram suplementadas durante a estação de monta 2018/2019 com o Premiphós Monta, já as primíparas foram suplementadas com o Campo Pré-monta, aditivado com Fator P, ambas até o diagnóstico de gestação. Durante o restante do ano foram suplementadas com Araguaia 80, aditivado com 20A.
Nayara Quixabeira ressalta que, com a alta demanda por animais de qualidade para o sistema de confinamento da propriedade, associada à pressão da exportação exercida na região, o aumento da eficiência na produção de bezerros desmamados com aproximadamente 9 arrobas, tem mostrado que, através de um excelente manejo, aliado à sanidade e a uma nutrição adequada, é possível atingir excelentes resultados.
A Fazenda Turmalina continua buscando uma evolução ainda maior nos índices zootécnicos que possuem influência direta nos seus resultados econômicos, como aumento da taxa de desmama, redução das perdas do nascimento à desmama, aumento do peso à desmama dos machos e redução do intervalo entre partos.
“Agradecemos nosso parceiro João Carlos Aires Maranhão pela confiança em nossa equipe, bem como a todos os colaboradores da fazenda, pelo excelente trabalho realizado, que é fundamental para alcançar esses excelentes resultados”, conclui Nayara.

Você pode gostar

Mais em:Notícias

Comentários mais recentes.