5 benefícios da desmama precoce
BLOGCorte - PastoNoticias - Blog

5 benefícios da desmama precoce

Você sabia que o bezerro no pé da vaca por um longo período de tempo pode prejudicar a produção da fazenda? 

Dessa maneira a desmama precoce do bezerro, pode ser feita aos 90 dias. Para isso, o bezerro deve estar sadio e com peso mínimo de 90 kg.

Pesquisas realizadas pela Embrapa, registraram que a desmama precoce promoveu aumento próximo de 20% na taxa de prenhez das matrizes assim como também na manutenção do ganho de peso dos bezerros.

Veja agora algumas vantagens em realizar a desmama precoce dos bezerros no curto período:

1. Redução no custo

Durante o período de lactação, deve-se fornecer a vaca alimentos em quantidades superiores, a que deveriam estar recebendo em função da produção de leite, já que estes animais possuem necessidades nutricionais bastante elevadas, portanto as fêmeas que não estão amamentando consomem menos pasto.

2. Recuperação da vaca

O organismo do animal transfere a energia para o leite, após a desmama precoce a vaca volta brevemente a recuperar parte das reservas corporais gastas no início da lactação, assim ganha peso e aumenta o seu escore corporal. 

3. Retorno ao ciclo de cio

O atraso na manifestação do primeiro cio pós-parto (anestro) é uma das principais causas do baixo desempenho reprodutivo da pecuária e está relacionado à deficiência nutricional e à intensidade/freqüência de amamentação, portanto a desmama precoce do bezerro, faz com que a fêmea retorne ao ciclo normal de cio, e aumente a produtividade da fazenda no período de monta.

4. Maior desenvolvimento da recria

É desejável que o bezerro, mesmo que não feita a desmama precoce, expresse ao máximo o seu potencial genético, ganho de peso e tudo no menor tempo possível.

Ou seja, o bom desenvolvimento dos animais depende dos cuidados e da alimentação fornecida durante esta fase, sendo assim os bezerros que são desmamados e tratados no sistema creep feeding serão animais com menor tempo de acabamento.

5. Aumento na lucratividade

Melhorando a produtividade anual dos bezerros, a cadeia inteira tem um bom reflexo, já que essa é a base de todo o sistema, portanto a venda de recrias bem formadas de carcaça e sendo elas uniformes, são vendidas com maior valor agregado.

“A desmama precoce é uma ferramenta que oferece sustentabilidade ao processo, eficiência e otimização. Ao fim, o aumento na prenhez compensa o custo da alimentação”, afirma Luiz Orcírio, agrônomo, Dr. em ciência animal e pesquisador da Embrapa.

Portanto além da melhoria na receita da propriedade, é possível proporcionar mais sustentabilidade ao sistema de cria com um número menor de matrizes “vazias”, o que reduz o custo ambiental por quilo de bezerro produzido. 

 

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre Creep Feeding? Acesse nossas vídeo-aulas.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *