Notícias

Com nutrição da Premix, Fazenda Santa Thereza conquista Medalha de Ouro em lote de carcaças de machos


O uso da boa genética, somada a uma nutrição de qualidade, sempre resultará em um rebanho melhor e na satisfação do criador. Como prova disso, o pecuarista Moacyr Fregonesi Barbosa, da Fazenda Santa Thereza, localizada em Novo São Joaquim (MT), conquistou a Medalha de Ouro na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos, no Circuito Nelore de Qualidade 2020.
O evento, que chegou à sua 14ª etapa, foi realizado nos dias 17 e 18 de agosto, na Unidade da Friboi em Barra do Garças (MT), contou com a participação de 1.495 animais, sendo 1.369 machos e 126 fêmeas.
Cliente da Premix há 18 anos, Moacyr produz em sua fazenda touros Nelore CEIP, utilizando os sistemas de cria, recria e terminação em confinamento. Este último resulta em animais bem-acabados, com alto rendimento de carcaça, responsável pela posição de destaque no concurso.
De acordo com Norvail Maia, representante comercial que presta assessoria na propriedade, a Fazenda Santa Thereza utiliza programas de suplementação da Premix que desempenham papel fundamental nos índices produtivos da propriedade, onde os produtos aditivados apresentam um diferencial relevante na performance dos animais.
Segundo Maia, a suplementação é extremamente importante, principalmente nos momentos em que as pastagens apresentam maiores déficits nutricionais, tanto de minerais como de proteína e energia. “Normalmente, é nesse momento que temos o maior desafio na fazenda: preparar as fêmeas para reprodução, como as novilhas superprecoces, com idade de 12 a 14 meses; as vacas primíparas, com dois anos de idade, e, por último, as vacas multíparas”, explica.
Na propriedade, cada categoria possui um plano nutricional com protocolo e metas bem definidas. “Com a suplementação aditivada específica por categoria, aliado ao manejo de pastagem, calendário sanitário rigoroso e a genética destacada do rebanho, temos conseguido manter os índices zootécnicos da propriedade num patamar de produção bem interessante”, ressalta Maia.
O titular da propriedade, Moacyr Fregonesi, explica que a conquista da primeira colocação é fruto da parceria com a Premix, na parte de nutrição, e com a Deltagen, no programa de melhoramento genético. “Todos sabem que a genética anda junto com a nutrição, e essa relação da Fazenda Santa Thereza com a Premix foi um casamento perfeito”, comemora.
O pecuarista faz questão de destacar a importância da parceria. Ele explica que, da safra de machos nascida, apenas 30% viraram reprodutores melhoradores para serem comercializados como touros aos 24 meses, com a chancela do CEIP. Os outros 70% foram para confinamento. “Os animais confinados consumiram produtos da Premix e foram terminados aos 100 dias, com idade entre 20 e 22 meses e média de 20 arrobas. O excelente rendimento de 57,5% foi o que possibilitou o nosso primeiro lugar no concurso”, destaca.
A genética do rebanho de Moacyr também foi destaque na segunda colocação, já que o lote Medalha de Prata é filho de touros do criatório, vendidos a um cliente no município de Novo São Joaquim (MT) que, por sua vez, vendeu os bezerros para outro cliente, que fez a terminação, alcançando o segundo lugar no concurso.
Desde o início da parceria, um zootecnista, consultor Técnico da Premix, visita a propriedade todos os meses, dando apoio e assessoria, verificando as categorias, vacas, recrias, terminação e confinamento. “Ele verifica tudo e a gente faz o ajuste de lotação por hectare. Isso tudo nos torna uma propriedade que faz o diferencial em nosso município. Estou muito satisfeito com a parceria com a Premix que tem tudo para durar muito tempo”, finaliza Moacyr.

Você pode gostar

Mais em:Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *