Como fazer o estoque de forragem para o período da seca

Autor: Premix | Data: 26-06-2019

Tags: , ,

Novo pocket vídeo! Dessa vez, o diretor do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Premix, Lauriston Bertelli Fernandes, mostra como você pode preparar seu estoque de forragem para esse período crítico.

Você também vai entender o que é pastejo diferido e aprender a calcular, em kg, quanto de matéria-prima seca deve ser estocado por animal.

VEJA TAMBÉM: Os mitos e verdades sobre o sal mineral para o gado

A dica do momento é: como preparar estoque de forragem para o período da seca.

Primeiro ponto importante: quando já chegou a seca, já não há tempo para preparar nada. Então, o que nós devemos fazer?

O momento em que as forrageiras já “sementearam”, quando estamos na entrada do outono, é o momento correto para verificar o estoque de forragem.

Se precisarmos aumentar o estoque, é nesse momento que vamos fazer o pastejo diferido, ou seja, as pastagens que vamos alojar os animais com suplementação proteica. Para o semiconfinamento, vamos fazer uma reserva de forragem para que seja suficiente para todo o período de estiagem.

Mas como isso é feito?

Você vai precisar de um cabo de madeira graduado em centímetro, com um prato de plástico furado no meio, no qual você vai passar o cabo por dentro do buraco do prato. Você vai deixar cair o prato até a altura do pasto e medir em 15 pontos diferentes da pastagem a altura média desse pasto.

Depois você escolhe de 3 a 4 pontos com a altura média e com uma armação em forma de quadrado, medindo 50 cm em todos os lados, você vai delimitar a área neste ponto e coletar toda a forragem. Vai pesar a forragem verde, secar essa forragem e depois pesar a forragem seca. Com isso, você vai medir o estoque de matéria seca.

Quanto deve ser reservado por animal? Para uma unidade animal (equivalente a 450 kg), reservamos o equivalente a 6% do peso vivo do estoque total de matéria seca. Pegamos esse número e multiplicamos pelo período que os animais ficarão alojados.

Exemplo:

  • 0,06 x 450 kg = 27 kg
  • 27 kg x 120 dias = 3.240 kg
  • 3.240 kg x 2 (animais) = 6.480 kg / 2 animais / 120 dias

Neste caso, se você for colocar 2 animais por hectare, vai precisar de 6.500 quilos de matéria seca estocada para 120 dias.

Esta é a dica para você não perder dinheiro no período da seca.

Se quiser saber mais, é só conferir os outros conteúdos aqui do blog da Premix!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Posts Relacionados

Boi China: como garantir sua fatia nesse mercado

Descubra todos os segredos por trás da carne halal

Saiba tudo sobre o Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Pecuária, uma atividade sustentável