Confinamento: 5 dicas para manutenção das cercas
BLOGCorte - confinamento e semiconfinamentoNoticias - Blog

Confinamento: 5 dicas para manutenção das cercas

A instalação de um confinamento deve ser pensada e planejada de forma que atenda as necessidades dos animais confinados e facilitem o manejo. A aplicação da prática incorreta, aumenta o risco de acidentes, comprometem o bem-estar e prejudicam o desempenho dos bovinos confinados. 

As cercas do confinamento merecem toda a atenção do pecuarista, visto que garantem um manejo adequado, além de melhor acondicionamento e segurança para os animais.

Confira 5 dicas para manter as cercas sempre íntegras no período de confinamento:

 

1. Fios

 

Mantenha os fios sempre esticados. Isso evita que o animal pule e acabe fugindo, além de prevenir acidentes,por exemplo, cair dentro do cocho.

 

2. Fios Elétricos

 

No caso de fios eletrificados, verifique a instalação e se certifique que não exista risco de contato com bebedouros. Esse tipo de fio evita brigas com rebanhos de currais vizinhos e impedem a mistura de lotes.

 

3. Coçadores

 

Instale “coçadores” dentro dos currais, isso dificulta que o gado se coce na cerca. Esse comportamento é normal e sua principal função é manter a limpeza, ajudando os animais a remover lama, fezes, urina, insetos e parasitas, reduzindo assim o aparecimento de doenças.

 

4. Cocho

 

Certifique-se de que os fios que ficam na frente do cocho não estejam atrapalhando o acesso do gado ao alimento, prejudicando seu desempenho.

 

5. Manutenção

 

Avaliar as cercas do confinamento e também as condições dos pisos, cochos, bebedouros e estruturas de sombreamento regularmente (ao menos uma vez por mês), reduz o risco de acidentes com os animais.

 

DICA EXTRA:

Alguns animais atravessam ou pulam as cercas quando são alocados nos currais de confinamento, esse é um sinal claro de falta de adaptação, sendo necessário algumas vezes levá-los de volta a pastagem. 

Indicamos que fale sobre essas dicas de confinamento com os seus capatazes. Eles devem estar sempre atentos às condições dos mourões e dos fios. Compartilhe conhecimento com eles!

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *