Conheça as diferenças entre cria, recria e engorda

Autor: Premix | Data: 16-04-2019

Tags: , ,

A pecuária, assim como qualquer outra atividade produtiva, também dispõe de especialidades, conforme o ciclo de vida dos animais.

Alguns pecuaristas são especialistas em criar bezerros, outros em terminação do boi antes do abate, outros somente na venda de matrizes para melhoramento genético do rebanho, além de outras diversas especialidades na produção pecuária.

Muitas propriedades rurais optam por atender a um ciclo específico na produção animal, isso facilita o manejo e otimiza os custos, devido à especialização na gestão do negócio.

E nesse contexto, é muito importante conhecer as diferenças entre cria, recria e engorda na pecuária. Confira abaixo!

  • Cria

São atividades direcionadas a produzir bezerros na maior quantidade e qualidade possível. A rentabilidade nessa atividade está diretamente ligada à taxa de prenhez e desmama das fêmeas na propriedade.

VEJA TAMBÉM: 5 passos para aumentar a produtividade na recria

  • Recria

O objetivo da fase de recria é desenvolver o animal para que ele possa expressar o máximo do seu potencial genético, imprimindo conformação e estrutura e, consequentemente, ganho em peso no menor tempo possível.

Essa fase é importante porque após o desmame os bezerros precisam ganhar peso e ter um crescimento corporal expressivo. Assim, os fazendeiros terão um lote uniforme e com encurtamento do tempo de abate (produção de ciclo curto).

  • Engorda

Os animais já na fase adulta, com aproximadamente 2 anos de idade, vão para um sistema de confinamento ou semiconfinamento com a finalidade de ganhar peso e obter ganho de acabamento de carcaça.

O objetivo nessa fase é ter um boi pesado com gordura entremeada entre as fibras da carne, o que irá garantir mais maciez e sabor na mesa do consumidor final.

Gostou da relembrar as informações? Não esqueça de compartilhar com seus amigos e deixar seu comentário aqui pra gente!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Posts Relacionados

5 dicas para manejo dos cavalos

Boi China: como garantir sua fatia nesse mercado

Descubra todos os segredos por trás da carne halal

Saiba tudo sobre o Livro Caixa Digital do Produtor Rural