Autor: Premix | Data: 22-02-2021
Tags: agropecuária, boi nelore, gado de corte, gado nelore, nelore, pecuária
Conheça mais sobre o Nelore, raça de origem Indiana (Ocidental), nascida do cruzamento do Ongole, com outras 14 raças diferentes.
No Brasil, os primeiros registros oficiais da chegada do animal são de meados dos anos 60, em Salvador (BA).
Ao longo dos anos passou por intenso melhoramento genético Brasileiro, onde foi direcionado quase que exclusivamente à produção de carne.
Estima-se que o Brasil tenha mais de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto, sendo que 80% do gado de corte são anelorados ou Nelore, em resumo aproximadamente 100 milhões de cabeças.
Animal sadio, vigoroso, de ossatura leve, e ao mesmo tempo, robusta, forte, com musculatura compacta e bem distribuída.
Com formato de ataúde, sua cara é estreita, com arcadas orbitárias não salientes e perfil ligeiramente convexo, além de uma fronte descarnada.
Possui traços de masculinidade e feminilidade bastante acentuados. Acima de tudo dispõe de um temperamento ativo e dócil.
Nelore apresenta pelagem branca ou cinza-clara, com pêlos curtos, densos e medulados, machos possuem cupim e pescoço geralmente mais escuros.
Sua pele é preta ou escura, solta, fina, flexível, macia e oleosa.
Característica dos zebuínos, possui papel fisiológico, servindo com reserva de energia em situações emergenciais.
A raça ainda pode ser dividida em animais que apresentam chifres e os que são mochos.
O Nelore se adaptou facilmente às condições climáticas brasileiras, por possuir excelente capacidade de aproveitar alimentos grosseiros.
Apresentou resistência natural a parasitas, já que seus pelos dificultam a penetração de pequenos insetos na superfície da pele.
Além disso, sua pele produz uma secreção oleosa repelente, que se intensifica quando os animais estão expostos ao calor.
Muito resistente e com metabolismo mais baixo, o Nelore gera menor quantidade de calor e tem elevada longevidade reprodutiva.
Acima de tudo o pecuarista de corte deve saber que encontrará:
Apresentando uma carne com capa de gordura semelhante à do Angus, o Nelore pode perder em quantidade de gordura total e no marmoreio.
Mas possui uma carne que tem como principais características o alto teor de sabor, retrato de um trabalho que deu certo.
Sua carne, é exportada para mais de 146 países e cada vez é mais demandada por consumidores do mundo.
Seu próprio desenvolvimento tecnológico e ganhos progressivos em qualidade, vem continuamente atraindo a atenção dos brasileiros, ao passo que hoje em dia estão totalmente integrados as nossas características ambientais.
Quer saber mais sobre as principais raças de gado de corte?
Continue acompanhando o blog Premix e entenda as características que podem impactar sua produção.
E Conte com ajuda de nossos técnicos digitais para melhorar o desempenho do seu rebanho!