Cuidados no armazenamento dos alimentos para bovinos
BLOGCorte - confinamento e semiconfinamentoCorte - PastoCuriosidades do AgroManejo na pecuáriaNoticias - Blog

Cuidados no armazenamento dos alimentos para bovinos

Você faz o armazenamento dos alimentos corretamente? Infelizmente, quando feito incorretamente pode trazer grandes perdas para as propriedades.

A mídia relatou casos de mortes de cabeças de gado causadas por botulismo transmitido devido a falhas de armazenamento dos alimentos.

O botulismo bovino é uma intoxicação causada pela absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum

Conhecida também por doença da vaca caída, geralmente ocorre quando os animais se alimentam de pastagens deficientes em fósforo, como também quando recebem alimentos que tiveram armazenamento inadequado.

 Durante o período das águas (chuvas frequentes), a atenção às condições de armazenamento dos alimentos destinados à nutrição animal deve ser redobrada. 

Já que um ambiente sem controle de umidade e temperatura se torna ideal para a proliferação de bactérias e fungos, produtores de micotoxinas.

 

Confira 5 dicas do correto armazenamento dos alimentos que serão destinados à alimentação do rebanho.

Cobertura do Galpão

Além de coberto, para proteger da chuva, a cobertura evita a incidência direta de sol. Esses fatores podem prejudicar a qualidade dos alimentos armazenados. 

Nem calor, nem frio

O local deve ser arejado e iluminado, a temperatura interna do galpão deve ser ambiente, nem muito baixa, nem muito alta, a ventilação natural é suficiente para arejar o ambiente.

Atenção com a umidade

Evite problemas com umidade, não encoste as pilhas na parede, o ideal é que exista espaço suficiente para uma pessoa caminhar entre a parede e a pilha de ração.

Nunca deixe os sacos em contato direto com o chão, coloque-o sempre em cima de estrados de madeira (10 a 15 cm do chão).

Depósito exclusivo

O armazenamento dos alimentos deve ocorrer em local exclusivo, um depósito para ração, sal mineral e grãos, não devendo aproveitar o mesmo espaço para guardar outros insumos.

Combate de roedores

Eles prejudicam o alimento oferecido ao gado, com doenças como a leptospirose, cuja urina do roedor é o modo de transmissão. Em caso de suspeita de contaminação, não forneça o alimento aos animais.

 

Recomendamos que o local onde ocorre armazenamento dos alimentos seja periodicamente limpo e inspecionado. Isso evitará prejuízos futuros à sua propriedade e ao seu bolso!

Caso você seja um grande produtor, o silo pode ser uma opção interessante, já que sua estrutura tem controle próprio de temperatura e umidade, o que facilita a manutenção e armazenagem.

O armazenamento dos alimentos seja ensacado ou feito em um silo, deve ter um acompanhamento para que perdas não ocorram!

Enfim, se o seu sal acaba empedrado ou você percebe rasgos nas embalagens de rações, coloque as medidas aqui apresentadas em prática e melhore a qualidade da alimentação do seu rebanho.

Possuímos um time de técnicos digitais que está sempre a postos para lhe ajudar e orientar sobre a melhor suplementação para seu rebanho!

Continue acompanhando o Blog Premix e se mantenha atualizado sobre a pecuária.

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
1
Apaixonado
0
Não tenho certeza
0
Bobo
0

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.