6 dicas para aumentar o lucro do confinamento
BLOGCorte - confinamento e semiconfinamentoCuriosidades do AgroNoticias - Blog

6 dicas para aumentar o lucro do confinamento

Você sabe qual é a margem de lucro do seu confinamento? Essa é a pergunta primordial para o sucesso do seu negócio.

Afinal, para que a rentabilidade seja mantida na sua propriedade é preciso que os objetivos sejam claros, concretos e busquem o lucro do confinamento

Tenha em mente as metas abaixo:

  • Nº de animais que serão abatidos 
  • Peso de abate médio
  • Desembolso anual 

O pecuarista deve saber de cabeça sobre esses números, posteriormente, ao se preocupar com a gestão da propriedade, atingirá um maior lucro do confinamento.

 

Agora, confira os 6 pontos de atenção para otimizar sua produção e diminuir os custos:

6 dicas para aumentar o lucro do confinamento

1. Respeite a lotação do confinamento

A maior vantagem do confinamento é poder interferir imediatamente no ganho de peso do animal.

Isso só acontece quando o limite de animais no local é mantido independente da época do ano (águas, seca).

 

2. Desembolsar menos para ganhar mais

O gasto por cabeça no mês é composto por diversos fatores, entre eles: estrutura, mão de obra, administração da propriedade, sanidade e nutrição.

O lucro do confinamento só será alcançado quando o ganho de peso for superior ao desembolso por cabeça/mês, dentro da lotação máxima, mesmo que ela varie. 

Por isso a atenção do pecuarista aos custos operacionais e de venda, são de extrema importância.

 

3. Ganho médio diário de peso

Fique atento ao consumo diário de matéria seca dos animais confinados, afinal ele está diretamente ligado ao ganho de peso diário, número este de extrema importância. Sobretudo, por representar diretamente o potencial financeiro e o lucro do confinamento, impactando os resultados.

 

4. Valor de venda negociada 

É o fator que menos interfere no lucro do confinamento final, desde que a arroba seja produzida com uma margem adequada.

Para atingir a eficiência operacional adequada, observe o custo da arroba e se atente a adaptação desses animais confinados, para não perder dinheiro.

 

5. Mão de obra boa não precisa de chefe

O pecuarista que conta com uma equipe treinada, executa suas atividades com maior facilidade, analisando e acompanhando de perto os indicadores de resultados.

E pode dedicar o seu tão precioso tempo para as adequações e melhorias, que visam gerar um aumento no lucro do confinamento.

 

6. Não seja vítima da falta de planejamento

As dificuldades aparecem mais para quem não se planeja, traça uma estratégia e a executa, pois algumas situações são previsíveis.

Essa prática é fundamental para quem visa reduzir os custos ao longo prazo, já que se baseia nas tratativas dos problemas ocorridos em anos anteriores.

 

Portanto alinhando nutrição, sanidade, manejo e genética, você alcançará o lucro do confinamento, já que ganho de peso e ganho de carcaça, influenciam diretamente na remuneração pelo frigorífico.

É recomendável que você pecuarista execute sempre a fórmula PDCA (da tradução livre do inglês, Planejar – Executar – Verificar – Agir) e assim se certifique de que tudo ocorra sem intercorrências e o lucro do confinamento seja previsto desde o princípio.

Em conclusão, quem se antecipa bebe água limpa e garante o lucro do confinamento!

 

Para saber mais informações de como aumentar o lucro do seu confinamento entre em contato com quem é especialista no assunto e pode te prestar uma consultoria técnica gratuita de onde estiver.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *