Mão de obra na pecuária: veja como capacitar sua propriedade

Autor: Premix | Data: 05-04-2019

Tags: , ,

Uma realidade comum nas fazendas de gado são os peões que não sabem ler e escrever, e essa falta de captação da mão de obra na pecuária pode trazer algumas dificuldades na gestão da fazenda.

E os números comprovam: uma pesquisa feita em 2017 sobre a pecuária brasileira levantou os maiores problemas que as propriedades de bovinocultura andam enfrentando para manter sua competitividade.

Como você já pode imaginar, a falta de mão de obra qualificada despontou no estudo como um dos grandes desafios do fazendeiro no Brasil.

E foi pensando em ajudar você a superá-lo que a gente elaborou soluções para você gerar ainda mais valor na sua propriedade! Acompanhe as dicas:

LEIA TAMBÉM: Os 5 problemas mais comuns nas fazendas de pecuária

Aposte na tecnologia

Para o controle da produção e o manejo do gado, é fundamental que o pecuarista tenha acesso às informações corretas, como peso, taxa de prenhes, consumo de insumos, etc.

Todos esses dados vão trazer ao fazendeiro uma visão mais realista e ajudar a prever ganhos e gastos futuros na propriedade. E atualmente, é a tecnologia a sua melhor alternativa para obter um balanço detalhado de tudo o que anda acontecendo do lado de lá da porteira.

Em propriedades em que não se tem o papel do gerente, o peão é quem fica responsável por repassar estas informações ao pecuarista. Por isso é tão importante que a mão de obra tenha uma qualificação mínima nas tecnologias usadas para a gestão diária da fazenda, o que ajuda muito você proprietário a tomar decisões mais embasadas.

Invista em treinamentos

Não adianta ter tecnologia de ponta se você não tiver colaboradores que saibam operá-la ou mesmo compreendê-la.

É comum ouvir de fazendeiros que, se ele qualificar o funcionário, o colaborador irá sair da fazenda na primeira oferta de trabalho, seja na cidade, ou nos vizinhos.

A verdade é que quando o funcionário é treinado e tem uma boa instrução, ele aumenta a produtividade da fazenda e reduz muito o desperdício no manejo do gado. Investir constantemente na qualificação da mão de obra é retorno garantido.

Já pensou em terceirizar?

Hoje já existem empresas especializadas em contratar e também em fazer a gestão dos trabalhadores em campo. Deixar essa tarefa pra quem entende de recrutamento pode ser uma ótima alternativa para você ter colaboradores que realmente façam a diferença na produtividade da fazenda.

Outro ponto positivo da terceirização é que fazendo isso, você não precisa se preocupar em investir seu próprio tempo gerenciando detalhes de contratações.

Em contrapartida, é importante avaliar se os custos e toda a dinâmica dessa implementação se encaixam nos seus objetivos e cabem no seu bolso.

“Confine” os maiores talentos

Hoje em dia, acaba sendo de praxe oferecer benefícios como transporte e alimentação. Mas a verdade é que todo trabalhador está sempre em busca de oportunidades melhores.

Então, se você quer realmente brilhar os olhos dele e garantir que ele fique por muito mais tempo “confinado” na sua fazenda, a dica é apostar em incentivos como plano de carreira, planos de saúde, odontológicos e os treinamentos que nós já falamos.

Confinar o boi no pasto é o melhor negócio?

Em primeiro lugar porque essas são coisas que realmente fazem a diferença para a qualidade de vida do colaborador. Em segundo, porque tem impacto no futuro profissional dele.

Não são benefícios nada fáceis de oferecer, mas quando a pecuária anda está carente de mão de obra qualificada, é essencial conquistar os colaboradores mais talentosos e capacitados. Ou você prefere deixar todos eles irem para o concorrente?

Na verdade, talvez combinar essas estratégias que apresentamos hoje (adaptando-as para sua realidade) seja o caminho a seguir para mão de obra mais qualificada na pecuária e produzir muito mais que eles.

Se você curtiu as dicas de hoje não esqueça de deixar seu comentário. Compartilhe também com seus amigos nas redes sociais usando os botões lá no início do texto.

Até a próxima!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Posts Relacionados

5 dicas para manejo dos cavalos

Boi China: como garantir sua fatia nesse mercado

Descubra todos os segredos por trás da carne halal

Saiba tudo sobre o Livro Caixa Digital do Produtor Rural