BLOGCuriosidades do AgroGestão e tecnologiaNoticias - Blog

Os principais sites para consultar a arroba do boi

O pecuarista é antes de tudo um investidor e, como uma pessoa do mundo corporativo, ele precisa medir e antecipar os riscos do negócio. No segmento da pecuária, o número mágico que direciona o mercado produtor e consumidor é o valor do peso do boi, ou seja, a tão conhecida arroba.

A palavra arroba origina-se do árabe ar–rub, ou seja, a quarta parte. Essa medida seria o equivalente à fração de um quintal – outra medida muito antiga.

Nos países de língua espanhola a arroba vale 11,5 quilos, enquanto no Brasil e em Portugal a medida é equivalente a 14,79 quilos.

Contudo, na pecuária a medida é arredondada para 15 quilos. E é com essa medida que ela é tão difundida nas fazendas e nas empresas do segmento.

O preço do peso do boi afeta diretamente os produtores de carnes, frigoríficos e investidores.  Mas de maneira indireta, a oscilação do preço da arroba afeta a todos os brasileiros, pois a carne vermelha é a mais consumida no país. 

A produção pecuária brasileira

A maior produção de carne no país é feita de maneira extensiva, ou seja, o gado é criado nos pastos, em grandes campos abertos, e a maior parte da sua nutrição é baseada em forragem de capim.

Esse tipo de produção é de baixo custo. No entanto, o produtor fica exposto a imprevistos naturais, como falta ou excesso de chuvas, pragas na pastagem, enfermidades nos animais, entre outras. Tal oscilação na produção de boi é um dos fatores que interferem no valor da arroba!

CONHEÇA TAMBÉM: Os melhores modelos de pasto para cada tipo de solo

Portanto, é fundamental que o produtor acompanhe sistematicamente o valor da arroba, pois esse preço é o que vai determinar a lucratividade da sua propriedade.

Quanto mais boi disponível no mercado, menor será o preço. O mesmo acontece no cenário inverso, ou seja, quanto menor a quantidade de boi, maior o preço. Essa variação é conhecida como a lei da oferta e da demanda.

Agora vamos ao que interessa: abaixo estão alguns dos principais sites para você consultar o valor da arroba bovina e fazer negócio sem boi na linha!

  1. Scot Consultoria

A Scot Consultoria é uma empresa dedicada à competitividade do agronegócio brasileiro. Foi criada com o intuito de viabilizar a coleta, análise e divulgação de informações de mercado para o campo, onde geralmente há carência de informações confiáveis.

Formada por profissionais especializados em agropecuária, a Scot atua junto aos seus clientes nas áreas de produção agrícola, administração da propriedade e de apoio ao negócio. Também edita informativos agroeconômicos sobre os mercados de pecuária de corte e leite, com análises compactas, rápidas e objetivas para um público com pouco tempo disponível para leituras.

  1. Notícias Agrícolas

Fundado em 1997, o site Notícias Agrícolas é, atualmente, um dos mais importantes meios de comunicação do agronegócio brasileiro.

O portal preza pela comunicação direta com os produtores rurais e cria um espaço com ampla diversidade de opiniões e informações em tempo real, com conteúdo de qualidade para que nossos usuários possam tomar sempre as melhores decisões.

  1. Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

É um grupo de pesquisas registrado no CNPq e formado por professores e pesquisadores com conhecimentos sobre agronomia, economia, administração, contabilidade, comunicação, tecnologia da informação e ainda por estagiários de graduação da Esalq/USP, além de outras universidades. Em média, a equipe Cepea reúne cerca de 150 pessoas.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *