Bovinos da raça Angus realizando pastejo em um pasto denso e verde.
Bovinos realizando pastejo.
BLOGCorte - PastoDestaque-blogManejo na pecuária

Qual tipo de pastejo é melhor para o gado?

Primeiramente, é importante entendermos o que é o pastejo. Pode ser definido como a prática de retirada das folhas da planta que estão no pasto pelo animal. E a área de pastejo onde o animal busca, apreende e ingere a forragem, é chamada de piquete.

A intensidade, é determinada pela altura de corte da forrageira. Por exemplo, se existem muitos animais no mesmo piquete e a quantidade de forragem é insuficiente para eles, a intensidade de pastejo nesse piquete é alta. Isso é o que chamamos de superpastejo. Ou seja, taxa de lotação animal mais alta do que a capacidade suporte da pastagem.

Desenho representativo da intensidade de pastejo conforme aumento da intensidade.

Desenho representativo da intensidade de pastejo conforme aumento da intensidade.

Por outro lado, quando temos poucos animais em uma área e, eles não conseguem consumir o volume de folhas disponíveis no pasto, a intensidade de pastejo é baixa e, chamamos essa situação de subpastejo.

Portanto, você, pecuarista, deve estar sempre muito atento à intensidade de pastejo na sua fazenda. Pois, tanto na situação de subpastejo como de superpastejo, você está perdendo dinheiro! O ideal, é sempre manter a taxa de lotação do seu pasto adequada, de acordo com o período do ano (seca ou águas).

Após estas definições, acho que já podemos aprofundar mais o nosso papo sobre os tipos de pastejo que comumente são utilizados.

Tipos de pastejo mais utilizados

  • PASTEJO CONTÍNUO

Caracterizado pelo pastejo onde os animais permanecem na mesma área durante todo o ciclo de vida deles. Portanto, eles não mudam de pasto.

  • PASTEJO ALTERNADO

É quando se tem na fazenda um pasto em descanso (sem a presença de animais) e outro pasto com animais, em um determinado período de tempo.

  • PASTEJO ROTACIONADO

É quando se utilizam vários pastos diferentes na propriedade durante o ciclo de vida dos animais.

👉🏻 Dica Premix: Para o pecuarista que utiliza na fazenda este tipo de manejo, a Premix indica a utilização do aplicativo Manejo Remoto®. Clique aqui para saber mais sobre ele. 

O Manejo Remoto® é a mais nova solução tecnológica da AIRed, empresa parceira e recomendada pela Premix. A plataforma auxilia no dia a dia da rotação de pastagem em sua fazenda, evitando o desperdício e a degradação do pasto.

Existe um tipo de pastejo melhor que o outro?

Em termos de aproveitamento da forragem, os pastejos rotacionado e alternado, certamente, podem ser melhores do que o contínuo.

Em síntese, isso acontece, por conta do período de descanso que o ciclo produtivo da planta precisa para recompor a folhagem após a desfolha. Essa pausa, estimula o crescimento de folhas do pasto.

Outro ponto importante, é o bom valor nutricional que as forragens submetidas ao pastejo com pausa apresentam.

Sabemos que os bovinos preferencialmente consomem 2/3 da folha. Ela é parte da planta de melhor valor nutricional. Portanto, quando os animais entram em um pasto descansado, eles conseguem selecionar e consumir uma quantidade satisfatória de folhas, assim, aproveitando melhor os nutrientes da planta.

Além disso, da forma contínua, é muito difícil de controlar os pontos de pastejo, de forma que os animais não conseguem explorar o máximo do potencial do pasto. Por exemplo, em um determinado ponto da pastagem os animais podem estar consumindo mais a forragem, fazendo um superpastejo e, em outros pontos, consumindo menos, fazendo um subpastejo.

Quais fatores devem ser levados em consideração no momento da definição do tipo pastejo a ser adotado?

  • Categoria animal;
  • Características do solo da área;
  • Clima da região;
  • Tipo de forrageira.

Otimizando os ganhos do seu rebanho com a Premix

Independentemente do tipo de pastejo utilizado na sua fazenda, a suplementação é uma grande aliada.

Para o animal conseguir aproveitar melhor os nutrientes da forragem ingerida, você, pecuarista, deve fornecer um suplemento de qualidade.

A Premix, possui uma linha completa de suplementos para gado criados a pasto, você pode conferir todos eles, clicando aqui.

Por fim, se tiver alguma dúvida sobre qual o tipo de manejo correto para a sua propriedade, fale com o Técnico Digital Premix. O serviço é gratuito e você não precisa ser cliente Premix para utilizar.

E então, vamos trabalhar no sucesso do seu negócio?

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *