Por que suplementar novilhas antes da estação de monta

Autor: Premix | Data: 17-04-2019

Tags: , ,

A eficiência reprodutiva do rebanho, seja de corte ou de leite, está diretamente ligada ao manejo destinado às fêmeas em fase de reprodução. Daí a importância da suplementação das novilhas, uma vez que esses animais compõem um elemento de grande importância, já que serão responsáveis por garantir, com a produção de novos animais, a sustentabilidade da propriedade em médio e longo prazo.

Mesmo assim, muitos pecuaristas não dão a atenção necessária que esses animais necessitam e acabam negligenciando a sua suplementação nutricional, um dos elos mais importantes na produção pecuária.

VEJA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre o sal mineral para o gado

O setor da pecuária atualmente representa mais de 15% do PIB brasileiro e a média de primeiro parto para bovinos no Brasil é de 4 anos (tabela 1).

Um dos aspectos que influenciam nesse índice é o fator nutricional na dieta ou pastagens dos animais: se estiverem com alguma deficiência nutricional, terão um atraso para entrar a puberdade e no cio, e vacas que tiverem parido também demorarão para voltar ao cio. Ou seja, o intervalo entre partos na fazenda será bem maior!

Veja nesta tabela:

Índices zootécnicos médios do rebanho brasileiro de corte

Como vemos, no período de seca esse quadro fica mais crítico, pois o pasto tem um baixo valor nutricional, ou seja, a nutrição do gado feita somente com o capim não será suficiente para suprir as exigências nutricionais das fêmeas prenhas ou prestes a entrar no período de cio.

Uma análise baseada no escore corporal das vacas será um bom “termômetro” para indicar a situação dos animais. Observe esses números da tabela:

Percentagem de vacas em cio aos 40, 50 e 60 dias após o parto, de acordo com o estado corporal ao parto.

Estado corporal ao parto

Por isso, com o objetivo de melhorar a eficiência do seu rebanho, a Premix desenvolveu o Campo Pré-Monta, um suplemento mineral, enriquecido com minerais orgânicos e leveduras, que proporciona uma energia extra para as fêmeas em reprodução e maior número de prenhezes.

Fique de olho aqui no blog Premix pra não perder nenhuma dica. Toda semana tem texto novo com muitas novidades. Até a próxima!

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Posts Relacionados

Saiba tudo sobre o Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Pecuária, uma atividade sustentável

Como a tecnologia pode trazer mais produtividade na pecuária

4 cuidados com o pasto no período da seca