Premix - Blog
  • Quero Comprar Whatsapp
  • Categorias

    • Corte – confinamento
      e semiconfinamento

    • Corte – Pasto

    • Equinos

    • Leite

    • Ovinos

    • Gestão e tecnologia

    • Manejo na pecuária

  • Receba nossos conteúdos exclusivos

  • Conheça a Premix

TIP: Terminação a pasto intensiva

Autor: Premix | Data: 28-12-2020

Tags: agropecuária, pecuária, terminação a pasto, terminação intensiva, TIP

A intensificação da terminação a pasto é uma estratégia flexível, sustentável que pode acelerar o sistema de produção, melhorar a eficiência e aumentar a lucratividade dos produtores.

A terminação intensiva a pasto (TIP) é uma modalidade de engorda dos animais para o abate, que traz a proposta do confinamento aplicado a animais a pasto.

Além disso, visa a produção de animais precoces com carne de alta qualidade e marmoreio, mesmo em sistemas a pasto.

Essa tecnologia vem conquistando adeptos em todo o País, pois é uma ferramenta de intensificação eficiente adaptando-se às realidades regionais.

Fazendas implementadas com a terminação a pasto intensiva, alcançam uma lucratividade excelente para a pecuária de corte.

Obtenha ganhos superiores com a TIP, tanto na seca quanto nas águas, e eleve o número de animais abatidos, sem grandes investimentos em instalações.

A TIP quando associada a recria intensiva garante em muitos casos, a taxa de desfrute de 100%, quando todos os animais produzidos ou adquiridos vão para o gancho do frigorífico dentro do próprio ano.

Confira 8 passos básicos para adoção da terminação a pasto intensiva na fazenda:

1. Estruture a área de pastagem. Os piquetes devem ter entre 15 e 30 ha (tamanho médio).

Com lotação de 90 a 150 bovinos em terminação intensiva a pasto.

2. Os piquetes devem ter bebedouros artificiais, com alta vazão de água, para facilitar a limpeza.

A distância entre cochos e bebedouros deve ser de no mínimo 100 e no máximo 200 metros, assim os animais não sujaram a água com comida.

3. O correto dimensionamento dos cochos é de extrema importância para que a suplementação dos animais seja bem-sucedida.

 Trabalhe com cochos de 30 a 40 cm lineares por unidade animal (450 kg).

4. Nas águas, utilize de preferência cochos cobertos para evitar perda de ração na terminação a pasto.

Os cochos devem promover acesso contínuo, permitindo que os animais se aproximem sem dificuldade.

5. É recomendado que se faça adaptação dos animais. 

Para animais não suplementados na recria, recomenda-se iniciar com fornecimento de 0,5% do peso corporal, elevando-se 0,25% a cada quatro dias.

6. Para animais suplementados na recria com níveis de suplementação acima de 0,3% do peso corporal, recomenda-se iniciar a terminação a pasto com 0,5% do peso corporal, elevando-se 0,25% a cada quatro dias.

Avalie a condição corporal dos bovinos antes de elevar a quantidade fornecida com uma leitura de escore de fezes.

7. A ração pode ser distribuída através de equipamento adaptado.

Ou com vagões específicos para terminação intensiva a pasto que já encontramos no mercado.

8. É recomendado que se respeite o horário de fornecimento diário.

Alterações na rotina de fornecimento podem alterar o comportamento ingestivo dos animais, refletindo negativamente no desempenho.

A terminação a pasto intensiva tem duração média de 90 a 120 dias, dependendo da idade e do peso dos animais.

O ganho médio diário (GMD) na TIP é menor quando comparado ao confinamento, mas o rendimento do ganho de carcaça é maior.

A TIP possibilita o fornecimento de proteína, energia e mineral exigido pela fase de terminação, via suplemento, tendo o pasto como fonte de fibra para a manutenção da saúde ruminal.

Vale lembrar que a TIP funciona, mas seu emprego deve ser avaliado do ponto de vista econômico anualmente, como se faz com o confinamento.

A associação da intensificação da recria nas fazendas que já adotam a terminação a pasto intensiva está aumentando, tornando a junção das práticas mais eficientes e lucrativas para a pecuária.

Tem interesse na TIP? Para formular uma ração adequada às demandas dos animais em terminação a pasto é necessário pedir ajuda a um técnico.

A Premix pode te ajudar com isso, clique aqui e fale com nossos técnicos digitais!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses gratuitamente?

Posts Relacionados

O gado Tabapuã mais conhecido por “zebu brasileiro”

Conheça e saiba como evitar doenças de casco em bovinos

Conheça as principais raças de gado de corte no Brasil

Saiba o modelo e dimensionamento de cocho ideal para bovinos

wpDiscuz
0
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
| Reply
PREMIX
    • Sobre a Premix

    • Histórias de Sucesso

    • Produtos

    • Conteúdo Exclusivo

    • Notícias

CATEGORIAS
    • Corte – Pasto

    • Corte – confinamento e semiconfinamento

    • Equinos

    • Gestão e tecnologia

    • Leite

    • Manejo na pecuária

ONDE ESTAMOS
Rua Milton José Robusti, nº 75, 17º andar Jardim Botânico, Ribeirão Preto - SP
(16) 3605-2900
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Linha
  • Telefone
  • E-mail
© 2019 Premix. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 4Buzz