BLOGCuriosidades do AgroGestão e tecnologiaNoticias - Blog

Veja quem são os maiores produtores de carne no mundo

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, tendo o maior de todos os rebanhos. Atualmente possui cerca de 222 milhões de cabeças de gado.

Os investimento em tecnologia que foram feitos nos últimos anos, elevou a produtividade e a qualidade da carne brasileira. O país é responsável pelas maiores exportações de carne para o resto do mundo, o que representa 14,4% da produção mundial.

Vejo o atual ranking dos principais Produtores de Carne:

Os maiores produtores de carne no mundo
*Fonte: Perfil de Pecuária no Brasil – Relatório Anual 2018 (Abiec, Brazilian Beef, Apex Brasil)

 

Você pode gostar

Mais em:BLOG

5 Comentários

  1. Como o Brasil conseguiu se consolidar no mercado exportador de carne?

    1. Luanny,
      Obrigado por sua pergunta.
      Há 40 anos a imagem que se tinha do mercado brasileiro de carne bovina era bem diferente. O rebanho mal chegava à metade do atual (211 milhões de cabeças), importava-se muito para abastecer o mercado interno, questões sanitárias sérias impediam exportação, pastagens degradadas marcavam a paisagem das propriedades, a produtividade era baixa. Em quatro décadas a pecuária bovina sofreu uma modernização revolucionária sustentada por avanços tecnológicos dos sistemas de produção e na organização da cadeia, com claro reflexo na qualidade da carne. O rebanho mais que dobrou, enquanto que a área de pastagens pouco avançou ou até diminuiu em algumas regiões – indicativo claro de aumento da produtividade. Houve também aumento do ganho de peso dos animais, diminuição na mortalidade, crescimento das taxas de natalidade e diminuição do tempo de abate. Ganhos possíveis graças à crescente adoção de tecnologias pelos produtores rurais especialmente nos eixos de alimentação, genética, manejo e saúde animal.

  2. quais os 3 estados brasileiros que são os maiores produtores de carne bovina?

    1. De acordo com o último censo do IBGE – PPM (2019), o Centro-Oeste e a região Norte do país juntos são responsáveis e por mais de 56% do efetivo de cabeças do rebanho brasileiro, sendo os três maiores estados produtores: Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, respectivamente.
      (https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3939#resultado)

  3. De maneira geral pode se afirmar que a agropecuária é a base da economia mundial, haja visto que é a partir dela que se produz a maioria dos produtos primários, produtos estes responsáveis pelo giro industrial, comercial e pelo setor de serviços. Ou seja, sem a agropecuária não teria insumos para os setores econômicos e nem alimentos para os trabalhadores. A agropecuária é primordial para a economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *